Em conversa com o Pr. Mark Johnson semanas atrás, ele afirmou que um dos propósitos de Deus para a família é levar seus membros à maturidade cristã. Pus-me a pensar: como pode uma família contribuir para o crescimento espiritual de seus membros, desde as crianças até os adultos? Que combinação pode existir entre família e maturidade na fé? Como você define uma pessoa madura na fé?
Estudando um pouco mais sobre o assunto, aprendi que a maturidade cristã é um alvo constante na vida do servo de Deus. Por este motivo, a consistência e a perseverança são virtudes importantíssimas neste processo. O teólogo Oswald Sanders apresenta uma definição esclarecedora ao entender maturidade na fé como uma combinação de duas ideias: o processo de crescimento de alguém, tendo como alvo seu pleno desenvolvimento, e a realização do propósito de Deus na vida de uma pessoa.
A perfeita maturidade só alcançaremos no céu. Porém, é desejo de Deus que todo cristão possa ser maduro na fé a ponto de frutificar o Seu trabalho em sua vida. O texto de 2 Pedro 1.5-8 (NVI) esparge luz sobre os elementos que precisamos cultivar em nossas vidas para alcançar a maturidade na fé: empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.
Como o ambiente familiar pode contribuir para o amadurecimento espiritual de seus membros? Quando os líderes da casa (pai e mãe) têm o compromisso de serem constantes e firmes na obra de Deus, isto normalmente gera um legado espiritual abençoador na vida dos filhos, que crescem observando o amor de seus pais por Deus e por Seu Reino! Um lar saudável também contribui para o crescimento pessoal de todos, tanto emocionalmente quanto fisicamente e espiritualmente. Inevitavelmente todos ao redor verão um lar frutífero, no qual o propósito de Deus foi entendido e está sendo obedecido!
Deus deseja transformar seu lar em um que vive para a glória dEle. Isto conduzirá todos da sua família à maturidade na fé, sendo pessoas frutíferas, que experimentam um crescimento pessoal constante ao lado de Deus e cumprem Seu propósito nesta Terra, com alegria e satisfação. Portanto, família e maturidade no fim estão intimamente relacionadas!
Deus abençoe seu lar!
Daniel Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário