terça-feira, 9 de agosto de 2016

POR QUE JUDAS TRAIU JESUS CRISTO?
Mateus: 26.14-16

Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e lhes perguntou: “O que me darão se eu o entregar a vocês? “E eles lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata. Desse momento em diante Judas passou a procurar uma oportunidade para entregá-lo.

Se há uma coisa que todos sabem é quem foi o homem que traiu Jesus Cristo, não há ninguém que não diga o nome do traidor de pronto, sem pestanejar, Judas.
Todos sabemos que ele era um dos doze discípulos de Jesus, era o único que não era galileu e era o tesoureiro do Senhor, então por que esse homem traiu Jesus Cristo? A resposta mais plausível, já que não se tem certeza absoluta dos motivos que levaram Judas a agir dessa forma, é que, assim como os demais discípulos, ele tinha a esperança que Jesus liderasse uma rebelião de cunho político contra Roma e, como ele ocupava o cargo de tesoureiro do Senhor, acabou criando a expectativa de ocupar um cargo de importância no governo que se instalaria.

Entretanto, um fato fez com que ele percebesse que o Reino de Jesus não seria o que ele e os demais discípulos estavam imaginando e isto aconteceu quando Jesus elogiou Maria ao derramar sobre Ele um perfume que tinha um grande valor financeiro, correspondente a um ano de salário. Naquele momento Judas teve a certeza de que o Reino seria espiritual e não terreno. A partir daquela descoberta ele percebeu que a sua ambição por poder e dinheiro não seria satisfeita, então, não achou mais conveniente continuar seguindo a Jesus, porém não quis sair de mãos vazias e vendeu sua alma ao diabo e entregou Jesus Cristo pelo valor de trinta moedas de prata, valor este correspondente ao preço de um escravo.  Em João 12.6 há uma abordagem a respeito do caráter de Judas, quando ele se manifesta de forma contrária a atitude de Maria ao derramar o frasco de perfume aos pés de Jesus, dizendo que aquele perfume poderia ser vendido e o dinheiro dado aos pobres, que diz assim: “Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado”.

Está muito claro que ele era uma pessoa ambiciosa que tinha interesses que iam além de ser apenas um discípulo de Jesus e essa cobiça, com certeza, o levou a escolher o pior caminho. Ao finalizar esse artigo, gostaríamos de deixar para nossa reflexão, o que a ambição e a cobiça podem fazer na vida de um homem, como uma pessoa se deixa dominar por motivações totalmente distorcidas e que não mede nenhuma consequência para conseguir o que quer. Judas nos presta esse grande favor, de mostrar o lado negro do caráter da pessoa que não possui comprometimento com nada, somente com ela mesma e com seus desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário